segunda-feira, 17 de outubro de 2011
roubaria uma banco e iria viajar pelo o mundo /BRINKS} seila!
2.Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".
A moral é sempre pra você mesmo, para dar um exemplo pro vizinho e assim por diante.
3. Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades passndo da heteronomia para a autonomia?
Sim, pois ele expande seus pensamentos para a sociedade e se torna um sujeito ético e moralista. milbjos.
4. Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?
Que a intersubjetividade não e somente o seus espaço,e sim, o seu e o do outro. Tudo o que você faz na intersubjetividade terá consequências morais.
5. Comente sobre a proposção: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens form praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).
è que cada umd e nós possuimos responsabilidades com a sociedade. ;)
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Os valores -.-'
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
pensamentos de referencia '-'
Metas para um jovem do século XXI ;O
Desafios dos jovens do séc.XXI ;*
segunda-feira, 30 de maio de 2011
O homem, a natureza e o desenvolvimento sustentável
O homem é o único animal que consegue transformar a natureza a seu favor, e quanto mais ele se desenvolve, mais essa relação se estreita. Esse convívio deve ser equilibrado para que não haja o esgotamento das fontes de matéria-prima. É preciso entender que o homem faz parte da natureza, uma vez que destrói a natureza, ele está destruindo a si mesmo.
Assim, é que para muitos filósofos, em particular para Marx, se manifesta a essência do princípio fundamental da relação Homem e Natureza.
Mas se por um lado, a relação Homem e Natureza é intrínseca ao meio ambiente, por outro lado, ao tratar da questão ambiental, é necessário cautela, porque é comum fugir da verdadeira raiz do problema. Não adianta parar de explorar uma matéria-prima para que se explore outra, é preciso que a exploração de uma matéria-prima tenha planejamento com o objetivo da sobrevivência do próprio homem, sem que prejudique ou interrompa a cadeia ambiental.
Observamos isso na pesquisa realizada em 2006 pela organização WWF (Worldwide Fund for Nature) em Pequim sendo analisadas duas variáveis, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano estabelecido pela ONU) e o “rastro ecológico” ou “pegada ambiental” (questionário que faz relação com seus hábitos e o que isso causa de impacto no ambiente). Conseguindo fazer assim uma análise de qual é a relação entre o desenvolvimento de um país e a destruição que isso provoca no ambiente. Tentando enxergar se um país que está em crescimento, se desenvolvendo, consegue fazer essa caminhada em uma velocidade que o meio ambiente possa se reproduzir.
A pesquisa mostra que os países onde o IDH é alto a “pegada ambiental” é alta também, ou seja, conforme o país se desenvolve mais ele destrói o ambiente. Ou então como na África onde o IDH é baixo, o consumo enérgico acompanha sendo baixo, mesmo sem uma grande destruição do meio ambiente a população daquela região não tem as condições mínimas necessárias para sobreviver.
Entretanto nessa pesquisa Cuba se mostrou uma exceção à regra. Não porque tem o maior IDH ou a menor “pegada ambiental”, mas sim porque há o desenvolvimento social sem grandes destruição do Meio Ambiente devido ao baixo consumo energético Cuba é o único país do mundo com desenvolvimento sustentável, diz a pesquisa.
Em um país em desenvolvimento como o Brasil paramos para refletir ao ver esses dados: como vamos resistir a destruição que nós mesmo estamos causando em nosso planeta? É preciso refletir qual a diferença entre Cuba e os outros países. Não adianta desenvolver, crescer, gerar riqueza e destruir nossa casa.
Ao contrário da sociedade capitalista que busca o lucro máximo induzindo as pessoas ao consumismo, o objetivo na sociedade Socialista Cubana não é o alcance do lucro máximo e sim a socialização da produção para que todos igualmente vivam e se desenvolvam, sendo assim o único país do mundo com desenvolvimento sustentável.
Questões sobre Bauman ;)
R: Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego.
2- Qual a função do espaço público, do erário público e da lei na democracia?
R: Função da lei: A função social do elaborador da Lei é a de criar melhores condições de vida para o cidadão e para a sociedade.
Eradio Público: Erário significa tesouro público, ou seja, o dinheiro disponível para a administração pública.
Espaço Público: O conceito de espaço público, próprio do discurso filosófico da modernidade, tornou-se um conceito operatório da investigação sociológica, assumindo, contudo, várias utilizações nem sempre suficientemente claras. O público é, antes do mais, o que é comum, portanto o oposto do privado, oposição esta que remonta à cidade grega.
3- Qual o significado da vida política?
R: Mediação de conflitos, dividido em dois poderes, o despotico e o politico os 2 ligados ao estado; É viver integralmente para a política, admistrando o espaço e os conflitos.
4- Qual a finalidade da política?
R:Resolver conflitos e admistrar o espaço; Conseguir justiça nas cidades.O poder político é o poder do homem sobre outro homem, descartados outros exercícios de poder, sobre a natureza ou os animais, por exemplo. Poder que tem sido tradicionalmente definido como "consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem" (Hobbes) ou, como "conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados" (Russell).
5- Qual o fundamento de um governo justo no pensamentos dos sofistas, de Platão e de Aristóteles?
R:De acordo com os sofistas, valorizar os comerciantes e desvalorizar os cidadões.
De acordo com o Platão, priorizar a reflexão filosófica, assim tendo bons políticas, o que ele julga ser essencial para ter a cidade ideal, servindo de exemplos para as outras.
De acordo com o Aristóteles, as pessoas pertecem à política. Estabeleceu três formas de governo: monarquia, aristocracia e politéia. Também que para essas três formas boas existem três formas degeneradas que são a tirania, a oligarquia, e democracia.
6- Qual a relação entre política e ética na concepção de Aristóteles e Platão?
R:De acordo com Platão, dependia do cidadão ou do poder politico serem honestos.
De acordo com Aristóteles, dependia dos dois, tanto do cidadeão e o poder politico serem honestos.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Thor - O filme. ;@
Sinopse :
O arrogante Thor é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra.
Mitologia.vs.Filosofia:
O filme trata de um super-heroí que foi inspirado na mitologia nórdica. Se você nunca ouviu falar da mitologia nórdica precisa conhece-la para não assistir ao filme e achar que tudo aquilo é verdade. Thor é uma divindade escandinava que dominava os céus e por isto, era o deus do trovão. Seu pai Odin (wotan) era um deus que adorava combates e guerras e por vezes era muito cruel com a humanidade. O irmão de Thor, Locke, era o deus dos trapaceiros e controlava a grande serpente que um dia consumiria a Terra. Segundo as lendas escandinavas o mundo seria destruido com a fatidica batalha entre Midgard ( a Terra) e Asgard ( o mundo dos deuses) provocada por Locke e os terriveis gigantes de gelo (seres que habitavam a Terra antes dos homens e dos deuses). Este dia seria chamado de Ragnarok (uma especie de apocalipse da mitologia nordica).
Filosofia ;}
1)Quais são as Virtudes aristotélicas?
Coragem, Autocontrole,Liberalidade ,Grandiosidade ,Orgulho, Bom–humor ,Autenticidade , Cordialidade, Justiça, presença de espírito.
2)Vc acha importante seguir uma virtude p/ coordenar nossas ações no dia-a-dia? Sim, pois ajuda a orientar a nossa vida.
3)Qual virtude vc apresentaria p/ os dias atuais? Presença de espírito ou autocontrole.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
O que é filosofia? ;/
O que é Filosofia para você?
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados á existência, ao conhecimento, á verdade e aos valores morais e éstéticos, á mente e a linguagem. :)
A Reflexão da filosofia . . .
Reflexão filosófica é o pensar,em tranquilidade, de maneira racional, e lógica sobre você, a vida e os seres humanos, Deus e o pensamento universal, como faziam os filósofos gregos .
Pensadores clássicos: Aristóteles, Sócrates, Platão...
Sócrates foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão, Xenofonte e Aristóteles (Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.). Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das idéias (Maiêutica) dos cidadãos de Atenas, mas era indiferente em relação a seus próprios filhos.
Já Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental. Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.
E Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, a poesia, o teatro, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como uma das figuras mais importantes, e um dos fundadores, da filosofia ocidental . ;}~